sexta-feira, 14 de junho de 2013

Depoimentos: primeiras leituras

Depoimentos sobre os primeiros contatos com a leitura.                                                                  
                         
      
           



                Professora Angélica Amaral


Tudo começou com meu pai, pois desde criança ele contava histórias, como Chapeuzinho Vermelho e os Três porquinhos quando minha irmã e eu íamos nos deitar, era hábito lá em casa e nós adorávamos, além disso, papai nos deixava interagir nas histórias, acrescentado nossas ideias e pensamentos como se fosse uma brincadeira. Outra pessoa importante foi meu primo Vanildo, ele adorava as músicas do Legião Urbana e Kid Abelha, apesar de seu maior ídolo ser Elvis Presley. Todas às vezes que ia visitá-lo, ele colocava as músicas e dava as letras para eu ler e acompanhá-las. Recordo-me, também, do meu sétimo aniversário em que ganhei de presente da minha mãe uma pequena lousa da qual brincava de escolinha com minhas amigas, e adivinha quem era a professora? Pois bem, era minha brincadeira favorita.

A leitura e a escrita sempre estiveram presentes na minha vida desde muito cedo. Os estímulos vindos dos meus familiares eram constantes e ajudaram no meu desenvolvimento intelectual e crítico. São muitas as situações em que a leitura esteve ao meu lado. Na escola, com a professora de português da 6ª série, era de praxe lermos um livro no primeiro e no quarto bimestre. Achava muito legal porque eram os livros da série Vaga-Lume, com histórias de aventuras e mistérios. Eu os lia com muita atenção e prazer. O primeiro deles foi Aventura no Império do Sol de Silvia Cintra Franco, até hoje não esqueci a história.

Acredito que se desde cedo houver esse estímulo, esse envolvimento com a leitura, será muito mais fácil escrevermos e falarmos com coerência e clareza, nos entendendo muito melhor, argumentando e discutindo nossas ideias e pontos de vista, como cidadãos. É fundamental que saibamos ler e compreender os fatos que estão inseridos dentro de um contexto social. Sem leitura, não temos conhecimento e sem conhecimento não temos nada, não é mesmo?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário