domingo, 16 de junho de 2013

Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino

Curso de formação profissional oferecido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, voltado aos professores de Língua Portuguesa, Matemática e Gestores com o intuito de melhorar a qualidade de ensino por meio de estudos, troca de experiências e interação entre os grupos participantes, de acordo com a área de atuação. Parte do curso é presencial e outra parte é virtual, com a plataforrma AVA, focando no compartilhamento de atividades e discussões em fóruns. O produto final do curso é a construção de um Blog. 


Atividades de Leitura:

De acordo com o texto de Joaquim Dolz & Bernardo Schneuwly (1996, p. 50) afirma que:
a saber, uma seqüência de módulos de ensino, organizados conjuntamente para melhorar uma determinada prática de linguagem. As seqüências didáticas instauram uma primeira relação entre um projeto de apropriação de uma prática de linguagem e os instrumentos que facilitam esta apropriação.
"(...) a saber, uma seqüência de módulos de ensino, organizados conjuntamente para melhorar uma determinada prática de linguagem. As seqüências didáticas instauram uma primeira relação entre um projeto de apropriação de uma prática de linguagem e os instrumentos que facilitam esta apropriação."  Assim, acredito que sequência didática é o conjunto de atividades propostas dentro de um contexto de aprendizagem com fatores sequenciais e estrturais, ou seja, é toda a elaboração de uma atividade.
As situações de aprendizagem é o que podemos definir como o passo a passo do que será desenvolvido dentro de uma sequência didática.
Tomo como exemplo o Caderno do aluno, são quatro situações de aprendizagem dentro de uma sequência didática que envolvem temas ( gêneros textuais) a serem ensinados e discutidos em sala de aula, objetivando a aprendizagem do aluno.
Os autores também apresentam a necessidade e importância de trabalharmos com os diferentes gêneros textuais, a fim de enriquecer a capacidade discursiva e intelectual do educando.

 http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/413029,A6/Assets/linguaportuguesa/pdf/schneuwly.pdf


 Rojo (2002, p. 1) diz que "s ser letrado e ler na vida e na cidadania é muito mais que isso: é escapar daliteralidade dos textos e interpretá-los, colocando-os em relação com outros textos eser letrado e ler na vida e na cidadania é muito mais que isso: é escapar daliteralidade dos textos e interpretá-los, colocando-os em relação com outros textos e discursos, de maneira situada na realidade social". Concordo com a autora, pois a leitura é de extrema importância para a compreensão e entendimento dos fatos ou situações vivenciadas por nossos alunos no dia a dia. Eles devem ser inseridos no contexto social em que vivem, tornando-se cidadãos críticos e capazes de integrar-se com o meio. Sem esse processo de compreensão, isto é, a leitura, estão à margem da sociedade. Rojo discute sobre as estratégias de leitura, fundamentais para atingir o foco principal que é a compreensão daquilo que se lê.


http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/413029,A6/Assets/linguaportuguesa/pdf/rojo.pdf



Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português de Paulo Coimbra Guedes e Jane Mari de Souza 


Alguns dos Depoimentos de Leitura: 



Rubem Alves
Psicanalista, educador, escritor e teólogo.
A literatura é um processo de transformações alquímicas. O escritor transforma – ou, se preferirem uma palavra em desuso, usada pelos teólogos antigos, “o escritor transubstancia” – sua carne e seu sangue em palavras e diz a seus leitores: “Leiam! Comam! Bebam! Isso é a minha carne. Isso é o meu sangue!”. A experiência literária é um ritual antropofágico. Antropofagia não é gastronomia. É magia. Come-se o corpo de um morto para se apropriar de suas virtudes. Não é esse o objetivo da Eucaristia, ritual antropofágico supremo? Come-se e bebe-se a carne e o sangue de Cristo para se ficar semelhante a ele. Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei... E se escrevo é na esperança de ser devorado pelos meus leitores.
Fonte: ALVES, Rubem. A beleza dos pássaros. In: ______. Na morada das palavras. 3. ed. Campinas: Papirus, (N/D). p. 66.



J. C. Violla



Bailarino, coreógrafo, ator e professor de dança
Dinâmico e cheio de vida, Violla encontra na literatura um contraponto para a sua agitada arte corporal. "A leitura é uma coisa absolutamente importante para mim", declara.
Ela ajuda a concentração, me leva para dentro, me acalma e alimenta espiritualmente. Quem trabalha muito com o corpo geralmente passa a vida preocupado apenas em esticar a perna, alongar o braço, fazer belos arabescos, enfim, fica preso demais ao próprio físico. Eu não queria ficar assim. Queria 'esticar a cabeça' também. Sou ávido por conhecer as coisas, saber mais. Faço questão de estar bem informado e antenado com o mundo..
Fonte: Depoimento feito ao site da Livraria Cultura em 2004.


Antonio Candido


Crítico literário e ex-professor de Teoria Literária na USP
As produções literárias, de todos os tipos e todos os níveis, satisfazem necessidades básicas do ser humano, sobretudo através dessa incorporação, que enriquece a nossa percepção e a nossa visão do mundo. [...]. Em todos esses casos ocorre humanização e enriquecimento, da personalidade e do grupo, por meio de conhecimento oriundo da expressão submetida a uma ordem redentora da confusão.
Entendo aqui por humanização (já que tenho falado tanto nela) o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante.
Fonte: CANDIDO, Antonio. Direitos humanos e literatura. In: ______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.

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